sábado, 18 de dezembro de 2010

Jukebox Megafônica !!!!

Texto Marcelo Kahwage| Coletivo Megafônica


O Vermelho que é Rosa – Aeroplano




Jukebox Megafônico novo na área falando sobre a novíssima musica O Vermelho que é Rosa, da banda Aeroplano, que vem construindo uma grande carreira graças á qualidade inquestionável de suas músicas. Arquitetos sonoros sabem costurar bem suas guitarras e são muito detalhistas nos arranjos que os levam a beira do Post-Rock. Vamos saber um pouco mais sobre a canção, nas próprias palavras de Diego Fadul, guitarrista da banda, numa minientrevista:


1- Como Foi a concepção de O Vermelho que é Rosa?

Diego: Como acontece com quase todas as músicas do Aeroplano, Eric fez a letra e os arranjos base de "Vermelho que é rosa" e gravou uma demo na casa dele. É sempre assim que rola, ele faz a base e grava, manda por email pra todos nós para que quando a gente vá ensaiar, já saibamos mais ou menos o que devemos fazer. 'Vermelho' foi uma das músicas difíceis de a gente fechar. Não que ela seja complexa ou genial, é justamente o contrário: é muito simples, repetitiva e a gente tinha que trabalhar alguns elementos nela que pudessem dar uma dinâmica interessante na música, como uma crescente, trabalhar momentos, deixar a música respirar pra garantir a intensidade nos pontos certos. Praticamente só conseguimos terminar 'Vermelho' lá em Goiânia, com uma super ajuda do Gustavo Vazquez. Na gravação dela, substituindo os noises que faço na guitarra, usamos um Moog (não lembro o modelo) dos anos 70 antigão, pra fazer os arranjos no final. Além de beats em algumas partes e outros elementos eletrônicos.

2 – Como a musica funciona ao vivo?

Diego: Pois é, ao vivo a gente tem que adaptar algumas coisas. A idéia primeira, depois que voltamos a ensaiar para o repertório do disco e tal, seria usar teclados e programações, mas nem todo palco nos dá essa possibilidade, por falta de espaço ou pela precariedade de equipamento de som da casa. Daí que tentei "traduzir pra guitarra" o que gravei usando no Moog e fizemos adaptações para os climas (para os climas dentro da música, tentando trabalhar mais a dinâmica das partes).

O Vermelho que é Rosa Faz parte do recém-saído do forno EP Estou bem, mesmo sem você, gravado em Goiânia no estúdio RockLab e teve a produção assinada por Gustavo Velazquez .


E o download do EP Estou bem, mesmo sem você da banda Aeroplano.


http://www.senhorf.com.br/agencia/main-senhorf-virtual.jsp?codSessao=38

Nenhum comentário: