quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Moda e Sustentabilidade!

Texto: Por Simone Amoras | Coletivo Megafônica

Imagem: Ana Celeste Romariz | Coletivo Megafônica


A sustentabilidade invadiu a moda. O ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente aceito: os quatro pilares da sustentabilidade podem ser observados cada vez mais no mundo da moda, uma camiseta pode ser feita com 50% de fibra pet, significa uma economia em 76% do consumo de energia no processo de fabricação, além de gerar emprego para cooperativas de catadores, ou seja, o que iria parar na lata do lixo vira entre outras coisas artigo para as confecções.

Para se fazer uma camiseta é preciso usar:
3,5 garrafas de 1,5 litros;
ou 5 garrafas PET de 1litro;
ou ainda 8,3 garrafas de 600 ml;
16,6 garrafas de 300 ml.

Uma garrafa de 2 litros gera 50 gramas de fibra de poliéster.




Com a onda dos produtos
reciclados, é possível fazer de tudo para reaproveitar. O exemplo disso a designer Camila Labra criou sua linha de botas feitas de sacolas plásticas de supermercado, essas que aos poucos vêem sendo substituídas pelas ecobags, bem como a Converse All Star que lançou modelo de tênis reciclado em comemoração aos 100 anos da marca.


O consumo consciente tem um papel super importante no conceito de sustentabilidade. Na pratica seria abandonar o consumo desenfreado para adquirir apenas o que for realmente necessário, assim como a opção de não consumo vale customizar, trocar, doar de forma que aquela roupa parada no seu armário não vire lixo também. A fim de estimular o consumo consciente a ex vj Carla Lamarca abriu a loja Super Cool Market onde o cliente pode levar peças bacanas que já não usa mais, e então é feita uma seleção do que irá para as araras e o consumidor escolhe se prefere ganhar créditos para escolher o que quiser entre os diversos itens da loja ou em dinheiro na hora.

Para entender melhor a proposta da Super Cool Marketing acesse o site da loja:
http://www.supercoolmarket.com.br/
Se você se interessou pode encontrar roupas ecologicamente correstas no site:
http://www.futurodopresente.com.br/loja/

Nenhum comentário: