sábado, 11 de setembro de 2010


Pernambucano produtor, jornalista e estudioso do showbusiness vem à cidade ensinar os músicos a empreender e aprimorar seus negócios

Desde o início deste século 21, quando o compartilhamento de arquivos digitais proporcionado pela Internet mudou drasticamente o modo de consumir música, artistas e produtores tem se debatido sobre um novo modelo de sustentabilidade. A grande indústria sofreu com as quedas de vendas e com a disseminação da pirataria, enquanto a música independente celebrou a nova janela para o mundo, uma oportunidade de tornar sua música conhecida além das fronteiras do jabá nas rádios e TVs comerciais.

A indústria das gravadoras encontrou na força que já tinham no mercado e nas novas tecnologias digitais as saídas para superar a crise. A música independente, no entanto, festejou durante um tempo, mas ainda demora para encontrar seu viés. Trilhando árduos caminhos nas políticas públicas, nas formações de redes solidárias e na liberação dos arquivos compartilhados, os rumos começam a se definir para o músico independente.

O desafio da sustentabilidade, porém, não é tão fácil quanto disponibilizar a música na internet. “O músico acha que basta colocar a música na internet e tudo o mais acontecerá. Isso é apenas o primeiro passo. Tem que empreender, realizar shows, fazer propaganda, assessoria de imprensa, colocar o disco para circular nas mãos dos produtores, participar de feiras, capacitações, cursos etc.”, explica Leonardo Salazar, autor do Livro Música Ltda. (SEBRAE, 2010).

Leonardo sabe do que está falando. Foi assessor de imprensa do Abril Pro Rock, pioneiro dos festivais que hoje compõem o circuito independente brasileiro, e virou produtor, tendo passado por mais de 200 eventos musicais, em 68 casas de shows e 35 festivais, em 34 cidades de cinco países e dois continentes. A experiência e as competências gerenciais adquiridas em uma especialização de administração lhe renderam uma rápida fama no circuito do empreendedorismo cultural brasileiro.

Até então não havia bibliografia organizada a respeito do assunto no Brasil. “Quando fui fazer meu trabalho, constatei que não existia bibliografia em português. Então decidi fazer o trabalho. Apresentei ao SEBRAE e consegui publicar o livro, revisando e atualizando o material da minha monografia, que vem acompanhado de um plano de negócios para uma banda”, conta.

Leonardo veio a Belém para uma palestra no final de agosto e estará de volta a cidade na próxima segunda-feira 13, para dar o curso Música Ltda. – O negocio da música para empreendedores, através do projeto Pará Pró Música. O primeiro módulo aborda questões como a cadeia produtiva da música, empreendedorismo, formalizar um negócio sustentável, fontes alternativas de financiamento etc. Depois do primeiro módulo, Salazar voltará a Belém um mês depois para o módulo avançado aonde fala de estratégias de mercado, posicionamento de carreira e outras questões cruciais para orientar o músico no mercado atual.

O curso tem vagas prioritárias para os integrantes do projeto Pará Pro Música, que foi criado e formado pelo Fórum Permanente de Música do Pará, pelo selo Na Music, pela Associação Pro Rock e o Movimento Bafafá do Pará, juntamente com o SEBRAE-PA. Mas outros grupos e outros músicos, individualmente e mediante pagamento de uma taxa, podem participar até o limite de vagas do curso que será ministrado de segunda a sexta-feira no horário das 18h às 22h.

O curso e o projeto são em conjunto ótimas oportunidades de fomentar uma transformação no negócio da música fora dos grandes centros industriais do país. Numa cidade de riqueza cultural vastíssima essa pode ser a diferença entre a cena que nunca aconteceu e um mercado a ser consolidar em ações práticas, geradoras de negócios e renda para músicos, técnicos e produtores da área.

Serviço:

Projeto Pará Pró Música

Curso Música Ltda. – O Negócio da Música para Empreendedores

De 13 a 17 de setembro no SEBRAE-PA

Horário: de 18h às 22h.

Inscrições: R$ 100,00 (para não clientes do projeto) e gratuito para clientes

Informações: (91) 3181-9031 / michell@pa.sebrae.com.br

Texto: Nicolau Amador


Não esqueça que hoje a noite teremos:



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