terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Músicos debatem o desenvolvimento da Música Paraense

Seminário serve de base para a pré-conferencia setorial que acontece e Brasília até o dia 28 de fevereiro

O seminário “Desenvolvimento da Música Paraense” é organizado pelo Fórum Permanente de Música do Pará (FPM-PA) com o intuito de reunir os delegados eleitos para a Pré-conferencia Setorial de Música e outros agentes e estudiosos que interferem no processo de construção e desenvolvimento da cultura musical e da cadeia produtiva da música paraense. Dessa reunião os delegados deverão sair mais qualificados para o debate nacional e defender propostas que coloquem o Pará e a região Norte definitivamente dentro da Política Nacional de Cultura em nosso segmento.

O debate foi organizado de acordo com orientações do Ministério da Cultural sobre os cinco eixos temáticos propostos para a discussão na Conferência Nacional de Cultural, que será realizada em Brasília no início de março.

Antes da segunda CNC, acontecerá em Brasília a Pré-Conferência Setorial de Música, que deve reunir 81 delegados de todos os estados brasileiros para debater e elaborar propostas à CNC no segmento específico da música. A pré-conferencia é organizada pelo Conselho Nacional de Políticas Culturais (CNPC), órgão que está ligado ao MINC e que mantém os colegiados setoriais em várias áreas (música, dança, teatro etc), órgãos consultivos compostos por integrantes da sociedade civil, inclusive representantes do FPM-PA eleitos em assembléia.

O seminário “Desenvolvimento da Música no Pará” será organizado em dois dias em locais diferentes. No dia 25 de janeiro, segunda-feira, o debate acontece a partir das 14h no auditório do Instituto de Artes do Pará (IAP) e terá duas mesas redondas. Na primeira, o representante do MINC no Pará, Delson Luiz e o secretario de Estado de Cultura Edilson Moura explicam como funcionam os mecanismos de “Gestão e Institucionalidade da Cultura” em suas esferas (estadual e federal), comentando o assunto com um dos delegados do FPM-PA, o compositor, cantor e empresário Márcio Macedo, com o sub-tema “Fortalecimento da ação do Estado e participação social no campo da Cultura”. Ainda no primeiro dia do Seminário, a pedagoga e cantora Gláfira Lobo, juntamente com a diretora Regional do Programa Mais Educação Luiza Romário; a professora Heliana Evelin (Programa Luamim), Cincinato Marques (Diretor da Câmara Setorial de Lazer, Cultura e Educação) e Juçara Abe (Cultura Ativa) debatem o tema “Música, Educação e Criatividade”.

O segundo dia do seminário acontece no Teatro Margarida Schivasappa, a partir das 14 horas. As mesas serão abertas com o tema “Música, Cidade e Cidadania”, com Nicolau Amador (FPM-PA), Edilson Moura (Secretario de Estado de Cultura), Augusto Hijo (Bafafá do Pará), Roberto Pinheiro (Semma) e Preto Michel (NRP). Depois vira a mesa “Economia criativa na música”, com Gláfira Lobo (FPM-PA), João de Deus (Sebrae), Rui Paiva (Pro Rock), Ná Figueredo (Ná Music), DJ Dinho (Tecnobrega). A ultima mesa será “Música e Desenvolvimento Sustentável”, com Nicolau Amador (FPM-PA), Bárbara Andrade (Coletivo Megafônica), Deyse Botelho (Pontão de Cultura de Marabá), Antonio Maciel (Dr. Em Semiótica) e Renée Chalú (Se Rasgum).

A Pré-Conferência Setorial de Música acontece até o dia 28 de fevereiro em data ainda a ser confirmada pelo MINC. Ao final os músicos devem redigir uma Carta de Belém sobre as propostas do estado para a conferência. O seminário é aberto a todos os músicos e profissionais da cadeia produtiva da música interessados na gestão participativa da política nacional de cultura.

1 - GESTÃO E INSTITUCIONALIDADE DA CULTURA

FORTALECIMENTO DA AÇÃO DO ESTADO E PARTICIPAÇÃO SOCIAL NO CAMPO DA CULTURA

MESA: Representantes regionais do MINC no Pará

Mediador: Nicolau Amador

Delson Luiz (representante do MINC no Pará), Edilson Moura (Secult), Marcio Macedo (MM Produções)

PROGRAMAÇÃO

SEGUNDA

1 - MÚSICA, EDUCAÇÃO E CRIATIVIDADE

Mediador: Gláfira Lobo

Profa. Luiza Romário (diretora Regional do Programa Mais Educação) Heliana Evelin (Programa Luamim) UFPA, Cincinato Marques (Câmaras setoriais), Juçara Abe (Cultura Ativa)

TERÇA-FEIRA

1 - MÚSICA, CIDADE e CIDADANIA

Mediador: Nicolau Amador

Augusto Hijo (Bafafá do Pará), Roberto Pinheiro (Semma), Preto Michel (NRP), Renato Gusmão (FPM-PA)

2 - ECONOMIA CRIATIVA NA MÚSICA

Mediadora: Gláfira Lobo

MESA: João de Deus (Sebrae), Rui Paiva (Pro Rock), Ná Figueredo (Ná Music), DJ Dinho (Tecnobrega), Nicolau Amador (FPM-PA)

3 - MÚSICA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Mediador: Nicolau Amador

Bárbara Andrade (Coletivo Megafônica), Deyse Botelho (Pontão de Cultura de Marabá), Dr. Antonio Maciel, Carlos Henrique (Secult), Se Rasgun (Renée Chalú)

Nenhum comentário: