quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Bandas do Festival Megafônica: Tuc Tuc

A banda Tuc Tuc, surgida em Petrópolis (RJ), evita rotular seu som. As influências são variadas, fruto dos interesses e da formação dos três integrantes - o baterista/guitarrista Cainã Bomilcar é formado em produção musical, André Jungstedt (voz/baixo/teclado) e Guilherme Jungstedt (voz/guitarra) cursaram a Escola de Música Villa-Lobos.

André e Cainã reuniam-se semanalmente para tocar e compor, mas suas ideias musicais só ganharam um formato de banda quando num dia de 2009 convidaram Guilherme para participar de uma jam session. A partir daí, tudo deslanchou - duas semanas depois do primeiro ensaio, entraram em estúdio para gravar o primeiro EP, Windmills, e a partir dali circular pelas casas de Petrópolis, Niterói e Rio de Janeiro.

O primeiro CD, Every Loss is Nothing, foi gravado num único dia no estúdio Toca do Bandido (Rio). O álbum flerta com o folk e tem momentos undergrounds.

Assim como não rotula o som, a banda também não empilha influências. No máximo, credita seu nome a uma frase que John Lennon teria dito durante uma jam session dos Beatles, classificando o que então era tocado como A tuc tuc from Brazil.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Bandas do Festival Megafônica: BR 69

Se há uma banda da qual se pode dizer que quer muito tocar em Belém, esta banda é a BR 69. Basta lembrar que o quarteto carioca foi notícia no começo deste mês, por ter sido a única banda de fora do Pará a passar na primeira etapa das Seletivas do Se Rasgum. Mas como a oportunidade estava aberta apenas a grupos do estado, a banda foi comunicada que não poderia seguir na disputa de uma vaga para aquele festival. Nesse meio tempo, a BR 69 se inscreveu também para o Festival Megafônica via Toque no Brasil e foi selecionada, sendo uma das seis bandas de outros estados que irão se apresentar no evento.

Formada por Alexandre D'Angelo (vocal e guitarra base), Felipe Carvalho (guitarra solo), Luiz Borges (baixo) e Gustavo Azem (bateria), a BR 69 já circulou muito pelo Sudeste do Brasil - tendo Felipe ao volante, já desbravou boa parte de São Paulo e Minas Gerais - e chegou até Liverpool, na Inglaterra, onde tocou no mítico Cavern Club durante o Beatles Week Festival.

Morando hoje no bairro carioca do Humaitá, os quatro já têm gravado o primeiro CD, intitulado Solta o Preso, gravado em takes ao vivo como nos primórdios do rock (ou seja, todos tocam junto, sem playback). O material seguiu para masterização em Los Angeles e deve ser lançado ainda em 2011.
  • Ouça:


quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Porcas Borboletas em Belém neste domingo!


Coletivo Megafônica realiza neste domingo, show da banda mineira Porcas Borboletas, pela primeira vez em Belém.

Sabe quando você descobre que uma banda muito, muito boa vai estar pertinho da sua cidade fazendo um show, e você pensa: "por que não tocar em Belém também?" O coletivo Megafônica pensou exatamente isso, quando soube que o Porcas Borboletas estaria se apresentando no Conexão Vivo de Castanhal neste fim de semana, e que não tinha como deixar de dar uma esticadinha em Belém, já que há muito tempo a gente já namorava com a possibilidade de trazer esses excêntricos garotos Uberlandenses por aqui.Pra abrir os trabalhos, o público contará com a estréia da banda IZA, o novo projeto de Izabela Jangoux, ex-Stigma, que juntamente com Ivan (também ex-Stigma), e outros músicos convidados retorna aos palcos depois de um hiato de alguns bons anos.

Outra banda que fará participação pré- Porcas Borboletas, é a Stereoscope, uma das bandas mais importantes do cenário rocker paraense, tendo lançado recentemente seu CD "Conjunto de Rock", a banda mais carrega no bolso vários hits, que com certeza, não deixarão a desejar nesta noite de domingo.

Fazendo o som na boate do Café com Arte, o Dj residente Roberto Figueiredo e Dj Tusa Montenegro, do coletivo Megafônica.

Depois desse festival de coisas boas pra um domingo só, agende-se! A festa tem início às 18hs, e os ingressos com nome na lista por R$15,00, e sem nome na lista R$20,00.
Lista disponível no blog (megafonica.blogspot.com)


Sobre o Porcas Borboletas:
A banda Porcas Borboletas, de Uberlândia-MG, apresenta uma sonoridade inventiva e uma presença de palco vigorosa.
Reconhecido como um os principais nomes da nova cena da música independente brasileira, já lançou os álbuns “A Passeio” (2009) e “Um Carinho com os Dentes” (2005), circulou pelos principais festivais independentes nacionais e apresentou sua música em palcos de Londres e Paris.

Seu disco mais recente, “A Passeio”, reúne canções como “Menos”, parceria com Clarah Averbuck eleita uma das 25 melhores músicas nacionais de 2009 pela Rolling Stone BR, “Nome Próprio”, tema do filme homônimo de Murilo Salles (melhor filme Festival de Gramado), e “Super-Herói-Playboy”, com participações de Leandra Leal, Arrigo Barnabé e Junio Barreto. Já o álbum de estreia, “Um Carinho com os Dentes”, apresenta as marcantes “Cerveja” e “Lembrancinha”, além de “Eu”, poema de Arnaldo Antunes musicado pelo grupo.

Desde o lançamento do primeiro CD, a banda circula por todo território nacional, tendo passado por vários dos principais festivais independentes do país, tais como Goiânia Noise, Calango, RecBeat, Jambolada, Varadouro e Bananada, dentre outros. No exterior, foi uma das atrações do Festival Brazil, realizado no Southbank Centre, em Londres, fazendo o show de abertura para o consagrado grupo tropicalista Os Mutantes. Além deste show, se apresentou no Festival Lovebox (Londres) e no pub L’Internacional (Paris). A banda faz parte ainda da coletânea inglesa “Oi – A Nova Música do Brasil”.

Figurando entre os artistas do projeto Conexão Vivo, o Porcas Borboletas já realizou shows tendo como convidados artistas como Otto, Arrigo Barnabé e Arnaldo Antunes.
Além disso, a banda realiza o show “Às Próprias Custas S.A”, com participação especial de BNegão, em que faz uma releitura do segundo álbum do cantor Itamar Assumpção. Este show foi concebido a convite do SESC-SP, para o lançamento da Caixa Preta, que reúne a discografia completa do compositor paulistano.


Ouça, baixe, assista e conheça: http://tnb.art.br/rede/porcasborboletas/


SERVIÇO:
Megafônica apresenta: Porcas Borboletas (MG)
Com as bandas: Stereoscope e IZA
Dia: 25/09 (domingo)
Local: Café com Arte
Horário: 18hs
Ingressos: $15 (na lista), $20 (sem lista)

domingo, 18 de setembro de 2011

Festival Megafônica: quem vem?

Depois de anunciarmos o line up local do Festival Megafônica, segue o tão esperado anúncio das bandas que vão passar por aqui nos dias 14 e 15 de outubro:

Nevilton (PR)

A banda de Umuarama vem à Belém pela segunda vez, e dessa vez trás na bagagem um clipe novíssimo, um CD novíssimo, um prêmio recém faturado (há algumas semanas) no Prêmio Multishow, elogios de jornalistas na Rolling Stone, que mencionou "O morno" como sendo a 2ª melhor música brasileira em 2010.
Há quem fale sobre eles por aí:
“Nevilton é um sopro de ânimo na música jovem brasileira.”
Pablo Miyazawa - Rolling Stone Brasil

“Fazia um bom tempo que eu não me viciava numa banda nacional.”
José Flávio Jr. - Revista Bravo!

“De Umuarama (PR) surge um dos trios mais bacanas do rock nacional atual.”
Marcelo Costa, Scream & Yell.

“De Umuarama, no interior do Paraná, o Nevilton é a grande novidade da cena indie.”
William Helal Filho, O Globo.

“Rocks solares, por vezes tortos, mas de forte acento radiofônico - e show explosivo.”
Pedro Brandt - Correio Braziliense.


Zefirina Bomba (PB)

Os paraibanos que, assim como o Nevilton, residem hoje em São Paulo, darão o ar da graça por terras mangueirosas pela primeiríssima vez. Os caras fazem um Pós-punk swingado de vocal gritado e uma viola caipira-noise ensandecida.
Já tem no currículo uma lista grande de festivais Brasil afora, turnê internacional e muita loucura pra mostrar nos palcos. É esperar chegar o dia do festival e baixar as músicas até lá, porque não tem como não cantar junto com eles.













Galinhas Polacas (BA) - http://galinhaspolacas.tnb.art.br/























terça-feira, 13 de setembro de 2011

Bandas selecionadas: Festival Megafônica


Agradecemos às 110 bandas incritas no festival.
As bandas de outros Estados serão anunciadas ainda esta semana.
E finalmente, a lista das bandas locais selecionadas via Toque no Brasil e convidadas diretamente para participar do Festival Megafônica 2011 (em ordem alfabética):




- La Orchestra Invisível - http://marcelokahwage.tnb.art.br/



- Sinais Invertidos de um Mágico (SIM) - http://thiagoamaral.tnb.art.br/


- The Baudelaires - http://baudelaires.tnb.art.br/



*Os dias, locais e horário em que cada banda irá tocar será enviado a cada uma posteriormente

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Nota: Festival Megafônica 2011

Com 110 bandas inscritas, estamos realizando a curadoria das 10 vagas abertas, 4 para bandas locais e 6 para bandas de outros Estados.
O festival terá ao todo 14 bandas, sendo 4 no primeiro dia de Festival, que acontecerá dia 14 de outubro no Café com Arte, e 10 bandas no sábabo, que acontecerá no Mormaço, no dia 15 de outubro.
As 4 vagas restantes, que não foram abertas para inscrições serão preenchidas pela produção do coletivo, sendo 2 para bandas locais e as outras 2 pelos headlines no festival.

Até amanhã anunciaremos as bandas escolhidas, fiquem ligados!