quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Bandas do Festival Megafônica: Zefirina Bomba


Segundo seu próprio cartaz de divulgação, a Zefirina Bomba é uma banda da Paraíba que usa um violão todo fudido e faz um barulho desgraçado. De fato, embora hoje às vezes toque guitarra, o vocalista Ilson dá preferência ao violão, algo inusitado no tipo de som que a banda faz. E por que violão? Porque quanto Ilson decidiu-se a montar uma banda, ainda morando em João Pessoa, não tinha dinheiro para comprar uma guitarra.

Quanto ao tipo de som que a banda faz, pode-se dizer que o som é uma mistura de psicodelia, hardcore, punk, surf music. Entre suas influências, Ilson, o baixista Martim e o baterista Guga apontam Sonics, Dick Dale, Cascavelettes, Dead Kennedys, Luiz Gonzaga, João Cabral de Melo Neto e Glauber Rocha.

Em 2003 a Zefirina lançou a demo O Primeiro Registro Sonoro de Fato!! e, em 2006, pela Trama Virtual, o CD NOISECOREGROOVECOCOENVENENADO. Este disco foi gravado em 2004 num estúdio no Recife, onde a banda estava participando do RecBeat, e teve produção de Carlos Eduardo Miranda, que os conhecera no Festival Mada (Natal) no ano anterior.

O mais recente CD, Nós só precisamos de 20 minutos para rachar sua cabeça!, saiu pelo selo próprio da banda, o Subfolk. Se o autolançamento é uma tendência consolidada, tudo o mais na produção e no resultado do álbum foge aos padrões. A parte instrumental de 26 músicas foi gravada no primeiro dia, das 11h20 à 13h05, o trio tocando "ao vivo" no estúdio, as vozes sendo colocadas já no dia seguinte. Tudo gravado num só canal, em mono. O CD acabou ficando com 21 músicas em pouco mais de 32 minutos. O registro foi feito em 2009, no Rio de Janeiro, com produção de Rafael Ramos (que trabalha com a Cachorro Grande).

A Zefirina Bomba está atualmente excursionando pela Europa. A turnê começou no dia 23 de setembro pela República Tcheca e já passou pela França, Espanha e Portugal (onde eles tocaram no dia 2, domingo). Mas eles não vêm direto do Velho Continente para Belém, onde ainda não estiveram. No dia 14 de outubro, se apresentam no festival Morro Stock 2011, em Sapiranga (RS), de onde viajam para tocar no segundo dia do Festival Megafônica - dia 15, sábado, no Mormaço.

Nenhum comentário: