sábado, 8 de outubro de 2011

Bandas do Festival Megafônica: Nevilton

Nevilton no show de 2 anos do Coletivo Megafônica - 23.5.10

Uma das principais atrações do segundo dia do Festival Megafônica 2011 (no sábado, 15/10, no Mormaço) é a banda paranaense Nevilton, que já tocou ano passado em Belém, também num evento do Coletivo Megafônica. Mais exatamente, no show que comemorou o 2º aniversário do Coletivo, realizado no Café com Arte em 23 de maio de 2010, e que também teve como atrações Juca Culatra e as bandas Stereoscope, Paris Rock e The Baudelaires (a resenha que escrevi na ocasião foi republicada aqui no blog do Coletivo).

Nesta volta, em que comemora a recente premiação na categoria "Experimente" do prêmio Multishow 2011, Nevilton deve apresentar as músicas do primeiro CD, De Verdade, que sai em breve. Ano passado, o foco foi o repertório do EP Pressuposto, lançado pelo Compacto.Rec, com rocks simples e letras diretas falando de personagens divertidos como "O Morno" e o "Vitorioso Adormecido", e que levaram o trio formado hoje por Nevilton de Alencar (voz e guitarra), Tiago 'Lobão' Inforzato (baixo) e Flipi Stipp (bateria) a ser apontado como uma das grandes promessas do rock independente nacional.

Até chegar ali, como em geral acontece, houve muito mais ralação que glamour. O guitarrista Nevilton começou estudando teclado, depois violão, e quando passou à guitarra recebeu convite para participar de bandas que tocavam covers de Nirvana em sua cidade natal, Umuarama (PR). Numa dessas bandas, a Superlego, da qual Thiago Lobão também fazia parte, começou a querer mostrar também suas composições, o que gerou um racha. Alegando que estavam tocando muito e ganhando pouco, vários outros integrantes deixaram o grupo. Nevilton e Thiago decidiram então ir para os Estados Unidos, onde ficaram seis meses trabalhando como... seguranças de shows de rock. Os dois eram pagos para assistir bandas como Foo Fighters, Guns ‘n Roses, Raconteurs, Beck… Com o dinheiro economizado, puderam comprar bons equipamentos, usados na volta ao Brasil para começar a gravar demos, e marcar shows em Umuarama para divulgar.

Nesses shows, em geral Nevilton convidava outra banda autoral de cidades vizinhas, e uma banda de fora mais conhecida. Combinou-se isto à divulgação via internet e à disposição de tocar no máximo de lugares possíveis (faltam 6 estados para que a banda possa dizer que já tocou em todo o Brasil), da forma que conseguisse. Por exemplo, os três rodaram dois dias de carro para tocar em Palmas, sendo o destaque de uma noite de festival que também tinha Pato Fu. Tudo isto foi ajudando a firmar o nome do trio, eleito segundo melhor show do país em 2009 pela revista Rolling Stone. A partir daí, tiveram os clipes "O Morno" e "Delicadeza" veiculados na MTV Brasil, abriram o Green Day, na Arena Anhembi (São Paulo) e dividiram o palco na festa de 4 anos da Rolling Stone com o "Tremendão" Erasmo Carlos.

Nenhum comentário: