Daqui do extremo norte do país para história da moda Brasileira. Dener Pamplona Abreu foi um pioneiro na moda Brasil e o grande precursor da alta-costura com talento de padrão internacional. Fugiu da comodidade de copiar desenhando para clientes de acordo com seu físico, idade, gosto e combinando tudo isso com o nosso clima tropical. Quebrando um tabu e criando para mulheres da alta sociedade quando era moda vestir-se bem em Paris, foi o primeiro estilista a usar a força da mídia para promover e divulgar seu nome e suas coleções demonstrando ter visão para o marketing e os negócios, tanto que, com sensibilidade e inteligência, percebeu, nos anos 60, que era hora de lançar sua grife em produtos industrializados.
O estilista do luxo como era conhecido vestiu a então primeira dama Sara Kubistchek e foi responsável pelo guarda-roupa de Maria Teresa Goulart incluindo também vestir seu marido o então presidente João Goulart. Nascido na cidade de Soure no Pará mudou-se aos 9 anos para o Rio de Janeiro. Desenhava por horas tudo o que via, pegava fotos de pessoas famosas e vestia com suas criações, teve seu primeiro contato com a moda na boutique carioca Casa Canadá com apenas 13 anos seguindo no tempo com 21 anos abriu seu ateliê, em 1968 é criada a empresa Dener Difusão Industrial de Moda oficializando a criação da primeira grife de moda nacional tornando-se o marco inicial da roupa brasileira com estilo próprio.
O gênio da alta-costura afirmava sem falsa modéstia ser o criador da moda brasileira.“Uma mulher luxo não lança, ela consagra a moda lançada pelas elegantes...”
Croquis de Dener
Nenhum comentário:
Postar um comentário