quarta-feira, 14 de julho de 2010

Festival Eco Rock (Primavera - PA)

O Festival Eco Rock aconteceu na sua 2ª edição na cidade de Primavera, interior do Estado. Uma realização do Coletivo Mambembe, recém formado pela banda Paralelo XI e colaboradores, que estava em gestação e já era ponto parceiro do Coletivo Megafônica, rumo a se tornar o 2º ponto Fora do Eixo no Pará durante o Congresso Regional Fora do Eixo Norte, que acontece em agosto, junto com o Festival Megafônica, a galera do Mambembe deu um show de produção e organização não só musical, mas política e consciente sobre o meio ambiente no dia 9 de julho de 2010.
Confira a resenha feita por João Fellipe, coordenador do núcleo de sonorização do Megafônica e guitarrista da banda Sincera, que se apresentou no festival.

Saindo as 14:00h do dia 9 de julho, parte o Sincera (@sincerarock) pra mais uma aventura em nome do rock, Primavera é uma cidade que fica a 3h de Belém, perto de Capanema, cidade da Cibrasa, fabrica de cimento gigante, e de salinas, balneário lotado de jovens ricos e pobres nas férias de julho, mas isso é outra historia.

Chegando em primavera, carinhosamente apelidada de Springfield pelo Camillo (@turbo_rock), a galera tava na passagem de som, por volta de 18:30h, chegamos e já ficamos por lá pra passar também, tudo bonitinho, o Ecorock, que já tá na segunda edição, é um evento aberto ao público, que reúne várias frentes, com o foco na preservação ambiental, entre os shows sempre rolam palestras, mostrando o assoreamento dos rios da região, dos mangues, e claro, divulgando alternativas e soluções pra frear esse caos.

Muito bem acolhidos pela galera do Paralelo Xl (@paraleloonze), ficamos na casa da mãe da prefeita, uns verdadeiros rockstars, depois do jantar fomos já pro evento, começou por volta das 21:00h, com uma banda de Castanhal, Os Alucinantes, já tinha uma galera legal por lá, a banda se enrolou um pouco no inicio do show, mas depois ate que conseguiu levar o show na boa, era um power trio, com aquele rock de pentatônica que é difícil ser ruim, mas muito difícil de ser bem tocado também. Logo na sequência sobe o Paralelo Xl e metade das pessoas (como o show era na rua aberta, deveriam ter umas 500 pessoas por ali) pulam pra frente do palco, show legal que já tem afinidade com o publico de lá, o paralelo é uma banda que tem fãs na cidade, canções que ficam na cabeça, pegada de palco já, é uma banda que junto com o DDT (@destruidores) que infelizmente não pode ir ao festival, são as melhores do interior do estado, e levantam essa bandeira.

Depois era a vez do Sincera, enquanto a gente subia no palco rolava um PowerPoint no telão, sobre as queimadas criminosas por causa do gado, tudo isso ao som de Pantera e Iron Maiden, uma coisa boa do interior é ouvir Pantera no PowerPoint, depois daquele show do Paralelo Xl, a gente só queria era se divertir e fazer um show legal, mas o interior preparava mais uma surpresa, simplesmente um show incrível, gente subindo no palco (palco de 2,5mts), moshs, gente cantando a música do clipe, roda punk no asfalto, tudo aquilo que deixa uma banda feliz da vida, de alma lavada, pra fechar ainda sobe o Camillo do Turbo (@turbo_rock) pra mandar uma , com direito a ralada de joelho, calça rasgada e tudo mais.

Depois da gente subiu o Mathilde, de Capanema, que pegou tudo que o rock pesado tinha de legal e tentou juntar, solo de metal, riff do rockão, vocalista maluco, gaita do blues, bateria de hardcore, enfim, uma coisa muito divertida de ver, o festival já estava ganho.

Deixo aqui meu muito obrigado e meus parabéns pro pessoal do Paralelo Xl, é uma grande vitoria abrir esse espaço na sua cidade, durante o mês todo acontecem eventos do Primaverão naquele palco, mas a pontinha do Rock já ta La, marcada, graças a esses moleques, ao Antônio também, padrinho da galera, é isso mesmo, trabalhar que rola, inclusive eles já estão ate formando um coletivo por lá, o Mambembe, o que só ajuda pra eles se estruturarem mais, e fazer mais ainda, o interior mais uma vez da um banho na capital, cerveja gelada, rock bom, gente animada. O interior tem mais é que crescer.

quem quiser conhecer mais sobre o Ecorock, é só visitar o Blog deles

ou ver as fotos no Flickr


( Texto de João Fellipe e Fotos por Nil Cerqueira, todas durante o show do Sincera)

4 comentários:

Samara Monteiro disse...

Muito bom o texto, foi tudo isso e muito mais. Não sabia que vc tava prestando tanta atenção em tudo assim rsrrs
Parabéns pra todos que participaram e que venha o Eco rock 3

Eco Rock disse...

muito bom mesmo, agradecimentos a todos que participaram desse evento do pessoal do som aos garis que limparam a bagunça no final do festival.
A resenha ficou ourooo

Tânia Borges disse...

Parabéns aos meninos do Paralelo XI que proporcionaram esse evento as pessoas amantes do rock,já tive a oportunidade de assistir ao show deles e pude comprovar que são mto bons no que fazem.Deixo meus sinceros parabéns pelo festival.Abraços a todos...

Tânia Borges disse...

Deixo meus parabéns a esses meninos maravilhosos que tocam pra caramba o melhor do rock ,e tenho certeza que quem foi não se arrependeu do que viu.Meninos tudo de bom pra vcs!!!!bjos!