domingo, 13 de dezembro de 2009

Diário de um Megafônico

A partir de hoje, todos os domingos vamos ter no blog o quadro "Diário de um Megafônico", um resumo semanal do que acontece na rotina de um integrante do coletivo dentro do processo em que estamos inseridos. Dessa forma vai ficar mais fácil explicar sem precisar ficar falando muito quando perguntam pra gente como funciona o coletivo, o que ele é e coisas do gênero...

Semana bem produtiva, essa que passou.
Na quarta-feira já tivemos uma reunião geral, com todos os núcles presentes no QG, pra quem não sabe, temos uma sede fixa instalada no Casarão Cultural Floresta Sonora, galera que representa nosso ponto de apoio dentro do Circuito Fora do Eixo, sendo grandes parceiros nossos, com os quais realizamos trocas constantes, tanto de serviços, quanto de idéias e ações.
A reunião ajudou a definir várias coisas que ainda estavam pendentes, como as bandas que realmente fazem parte do coletivo, as coordenações dos nossos núcleos, as atividades que cada núcleo deve/pode realizar... coisas essenciais pra um coletivo que tá se estruturando a cada dia de uma maneira muito rápida e intensa. Dessa forma, temos como bandas do coletivo: Vinil Laranja, Sincera, Paris Rock, Dharma Burns, Baudelaires, Mostarda na Lagarta, Floresta Sonora, Juca Culatra e Power Trio e Jungle Band. Todas assessoradas pelo coletivo e tendo seus membros trabalhando todos os dias nas ações colaborativas que a gente desenvolve. Pontuamos os nossos núcleos (e são muitos, pra 3 meses de estruturação), todos funcionando ativamente, são eles: comunicação ( com o de web rádio), desing, audiovisual, sonorização, atendimento e distribuição. Fora o planejamento.

É muito legal e empolgante ver que a cada reunião aparecem mais membros das bandas integradas, querendo fazer parte, trabalhar junto, crescer... isso só engradece e estimula o processo. E a cada dia, as coisas que vão surgindo de repente, sem nenhuma pretensão de acontecer, nos mostram que estamos indo no caminho certo. Um exemplo disso foi a ligação que eu recebi semana passada do Michell, do SEBRAE, convidando o Megafônica pra integrar o projeto que eles estão desenvolvendo, que começa em fevereiro e vai até o final de 2012, onde vão rolar vários cursos (ao todo mais de 40) visando profissionalizar os membros da cadeia produtiva cultural do Pará. O Megafônica vai ocupar uma cadeira na comissão gestora do projeto, junto com representantes de vários outros coletivos e produtoras que vão integrar esse projeto - chamado Pará Pro Música.

Legal né? Acho massa ver a gente crescendo proporcionalmente ao CFE, ô negocinho pra crescer rápido! Do congresso que eu fui no Acre pra cá, não tem uma reunião geral do circuito que não tenha uma super novidade de uma coisa incrível que aconteceu/vai acontecer... acho que quase todos os estados brasileiros já tem um ponto Fora do Eixo, se não todos! Uma tour com as bandas da agência FE no Nordeste, a ocupação que tá acontecendo em SP... nossa, vai ser lindo demais o Festival Fora do Eixo em abril, não vejo a hora!

Poisé, mas como tudo não pode ser perfeito senão perde a graça, essa semana também tivemos o "incidente da Fender", que por falhas de comunicação, ainda não havia sido devolvida pós gravação do clipe do Macaco Bong, foi uma tarde de debates e estresses resolvido debaixo da chuva das três da tarde pelos meninos do Dharma Burns. Essas coisas também fortalecem, nos fazem perceber com quem podemos contar nos momentos ocasionais. Coletividade. Tudo é providencial quando se está na busca da criação de lastros. Faz bem. Foi ótimo eu ter me "ausentado" da solução desse problema, assim fica um espaço pra galera que tá entrando agora, ver que é capaz de tomar à frente das coisas.

Outra coisa legal que aconteceu essa semana também, foi a definição de reuniões semanais pra agendar a equipe da comunicação que ficaria responsável pelas atualizações do nosso querido blog aqui, e funcionou bem, o nosso blog agora é atualizado diariamente, tem coisa melhor que acordar e já ver uma matéria novinha? rs.
O próximo passo é a ocupação do interior do estado com os Gritos Rocks que estamos fechando Pará adentro, mas isso são cenas dos próximos capítulos... e cenas muito bem calculadas, afinal a responsa é grande nessa etapa.

Quinta-feira tô indo pra SEDA (Semana do Audiovisual) em Cuiabá, visitar os amigos cubistas (do Espaço Cubo) e representar o Megafônica no encontro do audiovisual Fora do Eixo, que de quebra vai acontecer dentro da programação da 4ª SEDA. Lá vão rolar oficinas, paletras, cursos téorico-práticos de produção, edição, fotografia e tudo relacionado à produção audiovisual independente.

Semana que vem tem outro megafônico compartilhando como funciona o nosso coletivo com vocês. Aguardem mais!
Beijos.

Por Bahrbara Andrade - coordenação de planejamento do Coletivo Megafônica

Nenhum comentário: