quarta-feira, 30 de setembro de 2009

II Congresso Fora do Eixo e Festival Varadouro - Rio Branco (AC)

O Acre existe, sim. E na capital super charmosa do Estado - Rio Branco, aconteceu o II Congresso Fora do Eixo, integrado ao Festival Varadouro, nesta úlima semana.

Agentes culturais e produtores de 40 coletivos de todo o Brasil estavam presentes. Reunidos para discutir e promover integração entre as ações de cada um, dentro da rede do Circuito Fora do Eixo. Foi tudo tão intenso, que era possível sentir a energia boa rondando o Amazônia Eventos, bem no meio da floresta da capital acreana.
Foram 7 dias de muito trabalho, mais de 50 horas incansáveis de muita coisa boa sendo articulada/planejada/concretizada, de uma forma coletiva e cheia de vontade. Vontade, aliás, totalmente contagiante, baseada numa união concreta de idéias e objetivos em comum.

Inúmeras paletras enriquecedoras ao extremo envolvendo temas como economia soldária e criativa, circulação de bandas, projeto político do circuito Fora do Eixo, por exemplo, foram ministradas por consultores como, Ana Carla Fonseca Reis (Fundadora da empresa de consultoria “Garimpo de Soluções – economia, cultura e desenvolvimento”, consultora da ONU, curadora da conferência britânica Creative Clusters e do Creative Cities Summit de Detroit, diretora voluntária de economia da cultura do Instituto Pensarte); Fabricio Nobre (presidente-fundador da ABRAFIN, sócio/diretor da Monstro Discos e vocalista da banda MQN); Ioshiaqui Shimbo (Coordenador do Grupo de Pesquisa HABIS (Habitação e Sustentabilidade) e do Grupo de Pesquisa Sustentabilidade Urbana Membro da Coordenação Colegiada da INCOOP/UFSCar-Incubadora Regional de Cooperativas Populares da Universidade Federal de São Carlos); Marcus Franchi (coordenador de ações da Secretaria de Programas e Projetos Culturais (SPPC) do Ministério da Cultura -MinC) e Sérgio Ugeda (Sócio-fundador da Tronco Produções).

O Coletivo Megafônica oficializou sua entrada no Circuito Fora do Eixo no Congresso, sendo, a partir de agora, ponto Fora do Eixo Belém, representando o Estado do Pará dentro da rede.
Agora é tempo de bons fluidos e ações, com tudo que foi compartilhado na última semana, é possível traçar um panorama de muita coisa que vai começar a acontecer na capital paraense com a marca Fora do Eixo, já que os princípios do coletivo e do circuito se conectam naturalmente.
Agora é pôr em prática metas e objetivos baseados na economia solidária e trabalho voluntário, (dois dos mais importantes principios da rede), através de uma equipe comprometida, integrada e disposta, formada pelo Coletivo Megafônica. E uma coisa é certa: a vontade e disposição estão a flor da pele, pois a ideologia do Fora do Eixo é encantadora e real. Totalmente real.
Confira as fotos de alguns dos shows que rolaram nos 3 dias do Festival Varadouro e no Congresso Fora do Eixo.
Móveis Coloniais de Acaju (DF). Por Bahrbara Andrade

Curumin (SP). Por Bahrbara Andrade

Coletiva de imprensa com Móveis Coloniais de Acaju. Por Bahrbara Andrade

Filomedusa (AC). Por Bahrbara Andrade

Trilobit (PR). Por Bahrbara Andrade

Los Porongas. Por Bahrbara Andrade

Cidadão Instigado. Por Bahrbara Andrade

Horário do almoço dos congressistas no Amazônia Eventos. Por Bahrbara Andrade

Show do Macaco Bong na Praça do Mercado Velho. Por Bahrbara Andrade

Coletiva de imprensa do lançamento da coletânea ABC do Som, do Coletivo Cidadão do Mundo (SP). Por Renato Reis

Palestra do Shimbo. Por Renato Reis

Espaço Cubo (MT), ColetivoTomaRRock (RR), Casarão Cultural (PA) e Lumo Coletivo (PE) no II Congresso Fora do Eixo. Por Renato Reis

II Congresso Fora do Eixo. Por Renato Reis

2 comentários:

Anônimo disse...

Como foi os shows e quais foram?

JJ disse...

Bahrbara,to tentado mandar email pra megafonica com uma entrevista e não ta rolando, me manda outro endereço pro palafitacomunicacao@gmail.com.
valeu!