sábado, 20 de novembro de 2010

Interiorizando com a Banda Paralelo XI (Primavera-Pa)

Texto Renan Moreira (Vaca) | Coletivo Megafônica

Primavera é a estação das flores e frutos. É também o nome de um município com pouco mais de 10 mil habitantes, localizado no nordeste paraense. E dessa terra, um tanto quanto fértil, surge a banda Paralelo XI. Desde 2007 na estrada, a banda já vem investindo em circulação há algum tempo, com alguns shows importantes no currículo. Recentemente o Coletivo Mambembe, do qual a banda faz parte, foi aceito como um ponto Fora do Eixo. Sobre esse e outros temas, conversamos com Eduardo Monteiro (Dudu), guitarrista da banda Paralelo XI.




1°- Desde que o coletivo Mambembe passou a ser um ponto Fora do Eixo, o que mudou nas ações da banda, Paralelo XI?

Ser ponto Fora do Eixo pra nós é uma grande responsabilidade. A princípio, as ações que a banda vem desenvolvendo são as mesmas desde 2009, quando fizemos o primeiro Eco Rock. Agora, com a concretização do coletivo como ponto Fora do Eixo, o engajamento vai ser maior no circuito, junto com os coletivos da região Norte. A banda e a galera que faz parte do coletivo ainda tão se organizando para uma melhor estruturação dos núcleos e dos trabalhos, pode-se dizer que ainda somos os pimpolhos do Fora do Eixo. Mas vamos crescer e movimentar mais ainda a cultura do interior do Pará.

2°- Quais são as metas a serem atingidas pelo coletivo no ano de 2011?

Essas metas ainda estão sendo estudadas. A partir do planejamento vamos fazer um mapeamento das ações que o coletivo pretende realizar em 2011. Mas já estamos nos reunindo, debatendo e fazendo esse planejamento. O mais novo projeto é inserir a cidade de Primavera no circuito do festival Grito Rock Pará. A partir disso vamos dialogar com a galera da capital (os megafônicos) que poderão dar o suporte para realização dessa empreitada, já no inicio dos nossos trabalhos para o ano de 2011.

3°- A banda realizou pelo 2° ano consecutivo o festival Eco Rock, que tem a finalidadede levar consciência ambiental para sua população, além de apresentações musicais. Quais são as dificuldades de se realizar um evento desse porte? E qual a sua grande recompensa?

O festival tem nos ajudado a nos desenvolver, tanto como banda como em produção. Não é nada fácil organizar um festival do porte do Eco Rock no interior, e a gente quer sempre mais fortalecer a cena e levar o nome do festival mais longe, ultrapassando as barreiras que nos são impostas. O melhor de tudo é que nossa cidade nos apóia maciçamente. A prefeitura da cidade apóia as iniciativas da banda e também do coletivo. A grande recompensa é saber que nosso trabalho tá sendo reconhecido, e saber que fomos pioneiros no interior do Pará em aliar a música com a questão ambiental. Promover um encontro musical que alie boas bandas e consciência ecológica é bastante gratificante pra nós.

4°- Como é a experiência de sair de Primavera e vir tocar na capital, Belém?

Há um tempo era muito difícil convivermos com essa distância. Mas com o passar do tempo essas dificuldades foram diminuindo e a distância foi encurtando. Quando fizemos a abertura do show dos Los Porongas, começamos a cativar público e receber elogios. Com isso ganhamos mais força, até mesmo em nossa cidade. O povo ajuda mesmo! Fazemos rifas, conseguimos apoio da prefeitura da cidade, de nossas famílias, amigos... Tudo vem ajudando a diminuir as dificuldades que surgem por conta da distância da capital. É muito difícil pra uma banda do interior ficar sempre bancando viagens pra tocar na capital, mas sempre nos planejamos pra sair tudo certo nas viagens. E o principal: não falta diversão pra todos da banda.

5°- A banda está em processo de gravação, com algumas músicas já gravadas e disponibilizadas no myspace. Como estão sendo essas gravações? Há previsão de cd ou single?

As gravações pararam por um tempo, não estavam saindo como o planejado. Queríamos lançar o CD agora no fim do ano, mas não teremos condições. Mas nada que nos deixe preocupados. 10 músicas dão um trabalho danado pra ficar prontas. A previsão é que no final de janeiro esteja pronto o CD. Também estamos trabalhando na produção do encarte e do nosso novo myspace. O que a gente sabe e quer é que o ano de 2011 seja ainda mais produtivo pra todos do que 2010, lembrando que esse ano já foi super massa.


http://festivalecorock.blogspot.com/2010/07/2-festival-eco-rock-primavera-pa.html

http://www.myspace.com/paraleloxi









Nenhum comentário: