quarta-feira, 18 de novembro de 2009

LANÇAMENTO DO CIRCUITO FORA DO EIXO - PARÁ

Neste sábado a história da música independente em Belém vai mudar. Acontecerá o lançamento oficial do Circuito Fora do Eixo no Estado. Trata-se de uma rede de mais de 40 Coletivos espalhados pelo Brasil de Norte à Sul. Belém vai celebrar sua entrada no processo tendo como representante escolhido o Coletivo Megafônica.

A semana de lançamento do Fora do Eixo em Belém vai contar com a ilustríssima presença da banda mato-grossense, Macaco Bong, direto do Festival Planeta Terra e do Floripa Noise Festival pra Belém. A programação começa na quinta-feira (19) com Oficinas com os integrantes da banda. Ás 17hs, na loja Ná Figueredo (Av. Gentil Binttencourt, 449) acontece a primeira delas, tendo como tema Web Rádio, com Ney Hugo, baixista da banda, que faz parte do núcleo de comunicação e web rádio do Circuito Fora do Eixo. Logo em seguida, às 18hs, dessa vez no Casarão Cultural Floresta Sonora (Av. 13 de Maio, 363), o tema é Sonorização e Produção de Palco, com Kayapy e Ynaiã (guitarrista e baterista da Macaco Bong, nesta ordem), que fazem direção de palco do Festival Calango (MT) e sonorização do Espaço Cubo - Coletivo que fazem parte em Cuiabá.

Na sexta-feira é a vez da Macaco Bong, com um lastro invejável, fazer uma oficina cujo tema é Auto Gestão de Carreira no Mercado Independente, direcionado à bandas em geral. O local é a loja Ná Figueredo.

Pra fechar o lançamento do Coletivo Megafônica no Circuito com chave de ouro, o ponto alto da semana: o show hipnotizante da Macaco Bong, além das bandas locais Johny Rockstar - que se apresentou na prévia do lançamento do Circuito - Sincera e Floresta Sonora, duas bandas do Coletivo Megafônica que já tocaram em festivais importantes fora do estado, como Varadouro (AC), Calango (MT), Quebramar (AP), entre outros.

A festa acontecerá do próximo sábado (21) no Espaço Cultural Cidade Velha, antiga Sarajevo (Praça do Carmo, Cidade Velha) a partir das 21h. Os ingressos antecipados custam $10 e no local do evento, $15.





MACACO BONG:Macaco Bong é um power trio de Cuiabá (MT), nascido em 2004. A banda é um dos programas do Instituto Cultural Espaço Cubo, e baseia-se na desconstrução dos arranjos da música popular em seus formatos convencionais e aliada à linguagem das harmonias tradicionais da música brasileira com jazz/fusion/pop e etc. Já circulou os principais festivais de música do Brasil (além de Argentina e Canadá), e teve seu cd Artista Igual Pedreiro eleito o melhor de 2008 pela revista Rolling Stone Brasil.





JOHNY ROCKSTAR:
Críticos e músicos adoram dar descrições empolgadas sobre bandas. “Visceral”, “com uma pegada forte”, “autêntica”. Vá lá, se tornaram clichês, mas todo clichê tem seu fundo de verdade. Johny Rockstar poderia se usar muitas dessas expressões, mas o mais certo seria dizer que suas músicas foram feitas para corações apaixonados em busca de um pouco de fúria extravasadora. Mais ou menos isso. JRS é pop até as raízes dos cabelos de seus quatro integrantes e isso é bom demais. Com quatro anos de existência, o quarteto é formado pelos irmãos Eliézer e Natanael Andrade (guitarras), Elder Effe (baixo), e Ivan Vanzar (bateria).

SINCERA:
Amigos; Junior na bateria, Pedro no baixo, João na guitarra e voz, Daniel nos vocais; bela sincronia de vozes, riffs de guitarra e linhas de baixo de extremo bom gosto; barulheira maldita – no melhor dos sentidos - Pessoas loucas! Pessoas Loucas! Um calor infernal! Pessoas cantando; pessoas emocionadas; palavras chacoalham sentimentos escondidos; enlouquecidas! Enlouquecidas! Coisa rara no cenário musical paraense; banda nova, de gente nova e cheia de coisas "velhas";Led zeppelin, Refused, At The Drive In , Deftones, Weezer; Belém do Pará; rock and roll; efeitos psicodélicos; vontade estranha de se permitir e berrar: "A gente quer amor!" e "minha voz insulta o seu mal... com amor! Com Amor!".

FLORESTA SONORA:
Som experimental e instrumental de interação entre o homem e o mato a lucidez e imaginário. A banda já participou de Festivais em Fortaleza (CE) e Rio Branco (AC), como o Varadouro, e seu grande show de estréia em Belém será no lançamento do Coletivo Megafônica no Fora do Eixo.
Serviço:
Lançamento do Circuito Fora do Eixo – PA
Com Macaco Bong (MT), Johny Rockstar, Floresta Sonora, Sincera e Djs Megafônicas
Dia 21, sábado, no Espaço Cultural Cidade Velha (antiga Sarajevo, na praça do Carmo). A partir das 21h.
Ingressos antecipados $10 (na loja Ná Figueredo) e $15 no local.


Nenhum comentário: