sábado, 21 de novembro de 2009

Fora do Eixo chega a Belém com Macaco Bong

O panorama da música independente em Belém passa por mudanças, um Festival que traz novas (e outras nem tantas) bandas promissoras, troca de experiências e um coletivo que promete agitar a cena local, representando o conhecido Circuito Fora do Eixo, presente na forma de mais de 40 coletivos espalhados pelo Brasil.

“Este ano realizamos o 2º Congresso do Circuito Fora do Eixo, que é uma rede de trabalhos concebida por produtores culturais das regiões centro-oeste, norte e sul no final de 2005. Nesse congresso, que foi no Acre, durante o Festival Varadouro, o Coletivo Megafônica se candidatou como representante do circuito aí no Pará e nós fechamos a parceria”, explica Ney Hugo, do Macaco Bong. Ele, Kayapy e Ynayã, as outras duas metades da banda, estão em Belém desde ontem ministrando oficinas sobre mercado musical, carreira para bandas e sonorização/produção de palco. Amanhã, farão show que celebrará a entrada oficial do Circuito em Belém.

A banda de Mato Grosso integra o Coletivo Espaço Cubo, um dos primeiros da rede Fora do Eixo. Ney esclarece que para se formar um coletivo não precisa necessariamente ser membro de alguma banda ou estar ligado a música, tem que ter afinidade com temas como tecnologia social e cultura virtual. “No espaço Cubo, trabalhamos com a moeda de troca ‘cubo card’, implementamos no Festival Calango (MT), onde ela circulou pela mão de quase 10 mil pessoas, trabalhando com economia solidária e reformulando conceitos para troca de produtos e serviços”, esclarece o músico.

Em Belém, além da Oficina que ministram hoje, na Loja Ná Figueiredo, como banda, sobre Auto Gestão de carreira no mercado independente, o Macaco Bong encerra a festa da cultura independente no sábado junto com as bandas locais Johny Rockstar (que se apresentou na prévia do lançamento do Circuito), Sincera e Floresta Sonora. As duas últimas fazem parte do Coletivo Megafônica e já tocaram em festivais de renome como os já citados Varadouro, Calango e Quebramar (AP). Juntas com o power trio mato-grossense, irão protagonizar uma noite de união e musicalidade sem fronteiras.

SERVIÇO
Lançamento do Circuito Fora do Eixo – PACom Macaco Bong (MT), Johny Rockstar, Floresta Sonora, Sincera e Djs Megafônicas
Dia 21, sábado, no Espaço Cultural Cidade Velha (antiga Sarajevo- Praça do Carmo).
A partir das 21h.
Ingressos antecipados $10 (na loja Ná Figueredo) e $15 no local.


(Matéria publicada no Jornal Diário do Pará, sexta-feira, 20/11/2009)

Um comentário:

Anônimo disse...

Por que será que não deu ninguém na festa???
Como o Eliézer mesmo disse: "Hoje é um show só para amgos, já que não tem ninguém desconhecido na platéia..."