quinta-feira, 3 de junho de 2010

ROCKPEDIA MEGAFONICA
Por Marcelo Kahwage - Núcleo de Comunicação - Coletivo Megafônica

Fazer uma relação entre nossas bandas independentes e as suas respectivas referências musicais com a intenção traçar uma análise dos estilos e sub-estilos dentro do som de cada uma delas. A partir desse conceito surgiu a idéia de estrear uma coluna semanal com esse foco. Está no ar a Rockpedia Megafônica.

E os debutantes nessa análise são os paraenses do Sincera, banda que vem trilhando um caminho vitorioso no cenário independente, tendo tocado em vários festivais pelo país e gravado um impressionante videoclipe entre outros feitos.



“PESO” E MEDIDA


A quintessência da banda está no hardcore, mais precisamente na cidade de Umeå ao norte da Suécia, onde surgiram nomes importantes do gênero como e Step Foward e Refused, (essa última, referencia declarada dos paraenses). O Sincera também sintetiza de maneira brutal em seu som o que de mais interessante surgiu no metal alternativo em meados dos anos 90 (Deftones , At The Drive In), que se mostra evidente nos gritos viscerais de Daniel, aliado á melodia e atitude do Punk Rock.

















Os Suecos do Refused: Punk/Hardcore seminal



O DIFERENCIAL

Mas nem tudo é peso no reino dos Sinceras”. A dinâmica musical com alternância leve/pesado em algumas músicas é um leve aceno ao grunge, talvez por “culpa” do grande guitarrista João que ainda adiciona nos seus riffs algumas pitadas de Led Zeppelin. O clima introspectivo criado pela performance do vocalista é também um bem-vindo diferencial. Resta ver e ouvir o videoclipe “Admitir” e tirar suas próprias conclusões sobre o som dos caras. Até o próximo Rockpedia Megafônica.















Sincera. Misto de Hardcore, Nu Metal e Espirros setentistas.

Nenhum comentário: